Editorial

“Na 1ª Edição do Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA, o que acontecerá à Primavera de 2016? O que acontecerá a Évora se elevarmos ao infinito a fórmula CASAS + PROJECTOS?” Estas perguntas foram esboçadas ainda no final de 2015 num caderno de notas, quando não tínhamos a mínima ideia onde o Festival nos poderia levar ou que caminhos apontaria.

Arriscámos nomeá-lo de imediato de 1ª Edição, sem considerar o formato edição zero. Uma primeira edição sugere uma segunda, uma terceira e inevitavelmente uma última. Lançamos agora a pergunta: e se nesta edição inaugural fizermos todas as outras ao mesmo tempo?

O Festival CONDOMÍNIO sempre cooperou com as estações. Não coloca o corpo ou o intelecto a produzir fora de época e acolhe o que já lá está. A vitalidade, o afecto e a curiosidade que pautam o Festival CONDOMÍNIO ganham contornos extraordinários nas temporalidades alentejanas. Se é verdade que também apresentamos projectos preparados em diálogo com outras cidades, eles nunca teriam surgido se não tivessem sido chamados a partir deste território.

Recebemos muitas inscrições de projectos e casas pelas quais estamos gratos. A selecção foi natural, encontrámo-la no entusiasmo do outro lado da linha telefónica, no e-mail que chegava 20 segundos depois de enviarmos o nosso, das perguntas que nos interpelaram.

O Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA é uma experiência colocada em prática por pessoas nascidas em Évora ou que escolheram Évora para viver. É um dado que contará para algumas estatísticas mas, à luz da tal “profundidade da pele” pouco interessa. Somos todos cúmplices neste simples gesto de contribuir para a vida cultural da cidade.

O convite está feito e o CONDOMÍNIO | ÉVORA aberto a todos. Para participar, um único movimento: sair de casa e entrar noutra!

A Equipa Festival CONDOMÍNIO | ÉVORA

Agradecimentos: Ana Leitão, Ana Violante, Carla Magro Dias, Beatriz Cardoso, Condóminas Lisboa [Ângela Rocha, Inês Alves, Leonor Carpinteiro, Rita Mendes], Cristina Dias, Diogo Caetano, Dores Correia, Eduardo Luciano, Filipe Rebelo, Filipa Oliveira, Fernando Silva, Francesco Ogliari, Isabel Pinto Coelho, João Cordeiro, José Alberto Ferreira, Luís Garcia, Luís Ferro, Marco Balesteros, Maria João Balesteros, Maria do Carmo Oliveira, Maria Manuel Ferreira, Marisa Guimarães, Mercedes Vidal-Abarca, Nuno Rosmaninho, Regina Branco, Paulo Serra, Susana Mendes Silva, Susana Mourão

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s